Dúvidas frequentes sobre tatuagem

Queridos e queridas, como estão? (Não sou falsiane, mas nunca sei começar um post ou vídeo, rs!)
Quem curte tatuagem levanta a mão... Ebaaaa! hahaha
Então pode comemorar, o post de hoje é sobre as polêmicas e famosas tatuagens! <3 #sóamor
Recentemente risquei e aquarelei minha pele em homenagem a minha família. Pesquisei muito pelas redes sociais da vida até encontrar algum tatuador que tenha um traço fino e manje bem de aquarela, afinal, isso vai ficar marcado pra sempre em mim, então precisei analisar diversos detalhes para que nada desse errado.
Lembrando que essas imperfeições nos bonequinhos são do próprio desenho. Quem me acompanha sabe que minha família faz ação social, inclusive tem um post no blog sobre a ação que fizemos em Mariana/MG. E esse é o logo, optei por não corrigir simetricamente, pois queria fazer algo bem fiel. 
Não preciso nem dizer o quanto eu me apaixonei por esse trabalho, né? A aquarela está impecável, valeu a pena os berros de dor (foram muitos), hahaha!

Sempre surgem milhares de assuntos quando "tatuagem" é pauta do bate papo, pensando nisso, pedi pro meu tatuador, David Willians, que é incrivelmente bom no que faz e super adepto no assunto, responder as perguntas mais frequentes que são feitas no estúdio. Confira:
Quanto tempo leva para cicatrização total da tatuagem?

O tempo em média é de 15 a 20 dias, e as pessoas diabéticas levam em torno de 30 a 45 dias.

Quais são as recomendações com a alimentação durante esse período?Não se deve ingerir comidas que contenham muita gordura, como derivados de carne de porco e chocolate.  Frutos do mar são perigosos para pessoas com o organismo mais sensível. Bebidas com alto teor alcoólico afetam a cicatrização, podendo aumentar o inchaço e o risco de inflamação.  

Quais são as melhores pomadas?   

Nos meus trabalhos, eu recomendo: 

  • Restaurador Dérmico Reilly Tattoo Aftercare 30g 
  • Camomila, porque possui propriedades anti-inflamatórias, antiflogística, antibacteriana, antimicótica e protetora.  
  • Óleo de Girassol, que é rico em vitaminas A, C e D e possui fórmula totalmente natural e saudável para cuidar da pele. Tem qualidades protetoras, calmantes e emolientes (hidratante).  
  • Vitamina E é um poderoso cicatrizante natural e com ação antioxidante, ajuda na formação das fibras elásticas e colágeno.  
  • D-Pantenol é um poderoso hidratante, anti-inflamatório e cicatrizante.  
Porque algumas tatuagens ficam saltadas no calor?  
As reações de alguns alimentos fazem a tatuagem saltar. Dependendo do tipo de tinta que o tatuador, também pode dar reações com o calor, por exemplo: área saltada e espinhas no local. Picada de mosquito é outro fator que pode fazer a tatuagem ficar saltada por minutos ou horas. Se a tatuagem permanecer saltada depois de 20 dias, é porque não foi "aplicada" corretamente, o tatuador pode ter agredido demais a pele e o traço dela na cicatrização pode ter sido transformado em queloide.

Tem alguma contra indicação para quem pode ou não ser tatuado(a)? 
Pessoas com tendências a queloides e sensibilidade alérgica, tem que sempre procurar um dermatologista antes de tatuar, já os diabéticos e pessoas com pressão alta, precisam procurar um medico antes.

Como funciona esse lance de pigmentos? Quais são os melhores?

Existem pigmentos minerais, orgânicos, vegetais e até mesmo alguns com base plástica. A diferença é: nas tintas para tatuagem orgânica, os pigmentos tem um diluente de base orgânica, nas Acrílicas a base é plástica e as são cores mais brilhantes e intensas. As orgânicas tendem a ser mais seguras, mas têm uma aparência mais “batida” e menor durabilidade. Eu, preferencialmente, gosto de utilizar acrílica, porém existem pessoas que tem reações alérgicas, as chances são pequenas, mas a maioria das pessoas não sabem se tem ou não alergia.  


Depois de quanto tempo eu tenho que retocar a cor?
As tatuagens envelhecidas com o tempo, em média de 2 a 4 anos para retoque, claro que depende da forma que foi aplicada e dos cuidados. Existem os retoques pós-tattoo, que são feitos depois de 20 dias, caso a aplicação não tenha ficado perfeita no dia!

Fazer uma tatuagem para cobrir uma cicatriz dói mais do que o normal?

Sim, é uma pele mais sensível. Não tem todas as fibras de uma pele comum. Além da dor,  a região incha muito mais, ficando ainda mais sensível na hora de tatuar.

Porque quem tatua não pode doar sangue por um tempo?

Por mais que o tatuador tenha um estúdio , limpo e tudo bem higienizado e esterilizado, existe um risco pequeno de contaminação, então  as pessoas que fizeram tatuagem precisam esperar por volta de um ano para doarem sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, esse prazo é necessário porque a pessoa pode ter contraído algum vírus na hora da tatuagem e esse vírus será contraído por quem receber a doação. Para quem colocou piercing, a proibição é ainda maior!

Qual assepsia e higiene se deve ter ao realizar uma tatuagem?Primeiramente, a bancada do tatuador deve estar sempre bem limpa, todo equipamento que entrar em contato com as mãos, por exemplo: tintas, borrifador, fonte e clip cord, devem estar protegidos e a cada tatuagem trocar a proteção. As agulhas vêm esterilizadas de fábricas e devem ser abertas na frente dos clientes. Cada recipiente de tinta deve ser usado apenas uma vez após colocar a tinta que for utilizar, luvas, máscara e avental são obrigatórios, tintas e vaselinas devem ser registrado pela Anvisa, assim como as agulhas.

A técnica de aquarela está ficando cada vez mais procurada, é muito difícil exercê-la? 

Para alguns tatuadores sim, outros não. Eu considero um nível baixo de dificuldade.A chave é ter leveza na aplicação e diluir cada cor da forma. As cores devem ser aplicada em boas composições para sair um trabalho bonito, não pode exagerar e diluir muito a cor na água, pois quando cicatriza ficara muito claro e a dura menos ou o resultado não agrada o cliente. A técnica funciona mais em peles branca, não é aconselhável realizar a técnica em peles com tons pardo e negro.

O que é mais complicado de riscar?

Para mim, os mais difíceis são trabalhos lineares, geométricos e simétricos. É muita concentração e tensão, não te da liberdade de mostrar uma arte "livre e leve", é uma tattoo que te faz ser uma "impressora humana". Algo que não me sinto confortável em fazer.


Qual o estilo que você mais gosta de fazer?
Gosto de trabalhar com realismo preto e branco, é um trabalho que lembra muito o grafite no papel. Leveza e definição são as palavras certas. É uma das técnicas mais difícil fazer, o degradê do preto para o cinza apenas com diluentes na pele e dar acabamentos com tinta branca em pontos estratégicos, deixa o resultado ainda mais bonito cicatrizado. É uma arte muito chamativa para quem vê. Tatuo há 7 anos, sou apto a fazer todo tipo de trabalho com extrema qualidade, nunca me prendi num só estilo, mas o realismo é o que me faz esquecer tudo e me superar a cada trabalho!

E para finalizar, a pergunta que todo mundo faz: pela sua percepção com seus clientes, quais são os locais mais doloridos para tatuar?
Costela, pé, panturrilha, bíceps interno, dobras do braço e da perna.

Mais alguns trabalhos dessa fera!
Essa parte da panturrilha é mais que verdade, sofri demais! 
E aí, meus leitores, respondemos todas as suas dúvidas? Comente!
Como já mostrei ali, curto muito o trampo dele, então SUPER INDICO.
Quem fizer orçamento ou riscar com ele, fala que viu aqui no blog. hehehe
Contato: 
Facebook.com/davidsparte 
Instagram : @davidwillianstattoo 
Whatsapp: (11)98643-4361 
Endereço: Rua Barão de Itapetininga ,37 (Galeria nova barão ,piso superior loja 45 ) Centro -SP

Você pode gostar de

4 comentários

  1. Super curti o artigo. Sou tatuador iniciante e estou treinando no studio do David. Venho adquirindo grandes resultados. Já estou na minha segunda tattoo. *-*

    ResponderExcluir
  2. Estou louquinha para fazer minha tão esperada tatuagem *-* Mas como sou diabética o povo fica pegando no pé para eu não fazer... Só vou esperar eu controlar minha saúde e partir para o tatuador ♥
    Não tinha ideia de quanto tempo demorava a cicatrização (em média), achei que fosse bem mais... Se bem que acabei de operar o punho e cicatrizou bema até...
    Gostei do post ♥
    Blog Seja Frugal

    ResponderExcluir

Layout por: Breno Pontes | Fotos: Marcos Walke